sábado, 28 de novembro de 2009

Contemporaneidade




As transformações vividas pela sociedade moderna acontecem numa velocidade jamais presenciada em outros períodos da humanidade. Os valores morais podem ser reafirmados ou negados numa aceleração de acontecimentos, que resultam na individualização da coletividade.
Há uma crise global, seja de ordem financeira, e principalmente psíquica. Diante de tantas duvidas e incertezas os indivíduos buscam uma uma mudança da realidade, e na possibilidade de tantos sonhos isolados, uma parte há de convergir para o mesmo ponto.
As tendências encaminham para uma homogeneidade de culturas, o termo macrotendência é a expressão que define a amplitude dessas diretrizes.

As Macrotendências




INVINCIBLE (Invencível): Exploração do mundo virtual, os sonhos traduzidos e a inspiração nos super-heróis dão margem a um comportamento de responsabilidade social e um interesse em tecnologia. Ser invencível, mudar sua realidade, assumir novas identidades por meio de aatares digitais e fantasias de super heróis.

NICE (Legal): Um exercício de otimismo, alegria e simplicidade, além de um resgate de pequenos prazeres. A imagem mais significativa dessa tendência é um arco-íris. Ser legal é a palavra de ordem de um mundo que não esquece dos problemas, mas sorri e integra movimentos como ‘yoga hope’ e se inspira nos valores e tradições de gerações passadas.

FUTURE IMPERFECT (Futuro imperfeito): Abraçar as imperfeições e transformá-las em algo belo, útil e agradável. Longe de ser uma vertente pessimista, os membros desta turma praticam conceitos como o wabi sabi, a filosofia oriental de valorizar o ‘mundo como ele é’ e transformá-lo da melhor forma.

Fonte: personaconsultoriademoda.blogspot.com

Invencível


A macrotendência Invencível oferece diretrizes que flertam com o escapismo, transfiguram um reino de fantasia para a realidade sólida e operacional. É uma excursão pelos caminhos do subconsciente, percorrendo um labirinto de informações atreladas entre o real e o irreal.
A imaginação humana busca por novos desafios, pela quebra dos paradigmas e pela superação dos limites físicos. Atualmente, motivado pela tecnologia e facilidade de acesso aos meios, o individuo busca pelos extremos, e o corpo humano já não é capaz de suportar esses devaneios da mente.

Super-herói


A realidade utópica dos super-heróis inspira o comportamento e o cotidiano entusiasta para os indivíduos da sociedade real.

"O mito do herói (...) tem um flagrante poder de sedução dramática e, apesar de menos aparente, uma importância psicológica profunda." (JUNG, 1977, pág. 111)

A imagem, do herói, é sinônimo de poder absoluto, seja por magia, ou por ideologia.

Sem poderes mágicos



É mais fácil a ligação psicológica com um herói que não se valha de magia. A humanidade busca pelo poder transmitido em pensamentos e atitudes. É a busca de um herói, e acima de tudo uma identidade alcançável. Esse herói desprovido de magia pode ser exemplificado na imagem de um personagem de história em quadrinhos.
“Batman é muito mais real que seus colegas do Universo DC, como super-homem, Lanterna Verde e Mulher Maravilha. Batman não é um alienígena; não tem um anel mágico que cria coisas com a sua força de vontade; e não foi abençoado pelos deuses com superpoderes. Na verdade, grande parte do atrativo de Batman é o fato de ele ser um ser humano extremamente inteligente com habilidades físicas excepcionais e muito dinheiro, mas humano apesar de tudo. Todos os “poderes” dele derivam de seu treinamento, inteligência e dos dispositivos e veículos que a enorme fortuna lhe permite comprar ou construir". (White e Arp, 2008, pág 112).
O super-herói é a expressão fantasiosa dos desejos reais e reprimidos de toda uma sociedade. Esses desejos não são só o de superação física, mas de comportamento também, esses comportamentos muitas vezes são o reflexo das virtudes de cada individuo.

Virtudes



A ética da virtude, enfatiza os traços gerais do caráter, chamados de virtudes ou excelências, em vez de julgar atos específicos. A ética da virtude também leva em consideração as diferenças, como as de caráter, papéis desempenhados pelas pessoas, e as diversas culturas onde elas vivem. (White e Arp, 2008, pág 33)



Em Assim falou Zaratustra, ele aponta para as qualidades desse "sobre-homem". Esse herói possuía como principal característica, suas virtudes. Ele nasceria com elas, e teria o discernimento de buscar em todos os seus atos a evolução destas.
O épico Psicomaquia, escrito por Prudêncio, foi popular na Idade Média e concebe a batalha entre os vícios malignos e as boas virtudes a serem praticadas pelos homens. Essas são divididas em: Fé, Esperança, Caridade, Justiça, Prudência, Fortaleza e Temperança.
para saber e entender as coisas invisíveis.
Esperança porque nela está o poder de deus, não na força, nem nas armas.
Caridade, que é o Amor, sem ela haverá, crueldade e falta de piedade.
Justiça porque sem ela você se torna injurioso e ofensivo, motivo pelo qual se autodestrói.
Prudência para manter a razão.
Fortaleza para não cair em pecados.
Temperança para ter medida, para alimentar-se, beber, falar, vestir.

O Cavaleiro das Virtudes

Para a coleção Outono/Inverno 2010, a busca é por um tema que aqueça as idéias.

Esquentar pra que?

Não temos um inverno definido, as estações na contemporaneidade se misturam, as idéias se fundem e os homens se perdem, clamam por socorro, na busca por um referencial, o herói.

Um dia perguntei a Zaratustra, quem é esse herói?

Assim disse Zaratustra...É aquele que cultiva suas virtudes.

Não é aquele que voa pelos céus da metrópole, nem aquele que vai pendurado em árvores ou edifícios. Ele está em meus sonhos, ele ecoa em minhas vontades ele se esconde nos desejos inibidos, não vive só da bondade, mas proclama sua busca.

Não há alusão nem ilusão da magia, tudo pode ser acessível.

A coleção envolve um homem virtuoso.

É um homem comum que sonha e luta só com sua coragem, fisicamente ele é frágil e precisa das armas, emocionalmente ele é forte, é capaz de manter sua identidade em meio a tantos conflitos, isso o torna apto a representar o herói contemporâneo.

Painel de Inspiração





Estudo de formas, cores e texturas





Coleção



Acessórios



Looks Confeccionados







Fichas


Custo

Tricot com gola/Tricot com capuz/Tricot colete
Casaco manga aberta/
Casaco curto
Camisa ombreira/
Camisa escama

Prancha para editorial

Locação
O quarto é o lugar de repouso da mente, ou melhor, da fantasia.
Ele pode sugerir sonhos e pesadelos, para o homem que ainda
está construindo a propria identidade.



Atitudes
Homem Vitruviao de Leonardo da Vinci
O homem descrito nesse desenho representa o modelo ideal para o ser
humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.


O pensador de Auguste Rolin

O homem é retratado em um meditaçao soberba, lutando contra uma poderosa força interna.



Discóbolo de Míron

O atleta é representado no momento de máxima tensão
física, porém, esse esforço não é refletido em sua face.


David de Michelangelo


David está apenas se preparando para enfrentar o gigante

Golias, uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar.



Laocoonte - Atribuída a escultores da ilha de Rodes


A luta e a dor representadas na expressão de Laocoonte e seus filhos,

pode ser o sofrimento de vítimas inocentes que só falaram a verdade.

Inglório

O homem contemporâneo está em busca de si mesmo e se inspira em posições clássicas para se encontrar ...
Édipo Castro por Monique Amaral (flirck)






Tratamento de imagem Paulo Moreno
Styling Luisa Prisco
Beleza Marília Lippi
Produção de moda Rosendo Marvulo
Assistente de fotografia Mario Bortoletto
Agradecimentos Ingrid Pelegrini

Paineis

Painel Científico




Painel de Referências


Trilha Sonora

Artigo Científico

A humanização do herói: a crise em busca de uma identidade contemporânea.
(Artigo cientifico completo, disponivel AQUI)